»» Projetos & Pesquisas




Utilização da medida do Perímetro Torácico para estimativa do Peso ao Nascer em bovinos da Raça Nelore


Artigos relacionados:
  • Release 1 Imprensa
  • Trabalho Científico


    A avaliação genética para peso ao nascer é recomendada e incluída como critério de seleção em vários programas de melhoramento genético de bovinos de corte. Sua importância econômica é inquestionável, pois está relacionada com dificuldades ao parto, levando a um incremento do intervalo entre partos e mortalidade de vacas. consequentemente, aumento nos custos de produção.

    Preocupada com este item fundamental na produção e devido às dificuldades para a obtenção destas medidas em grandes rebanhos de seleção a campo, a Marca OB desenvolveu uma pesquisa sob orientação dos Profs. Arcádio De Los Reyes, Ph.D em Genética Animal pela Universidade de Havana e Cláudio Ulhôa Magnabosco, Ph.D em Genética Animal pela Universidade da Califórnia/USP-RP, e supervisionada pelo Dr. Fernando Manicardi, médico veterinário da Guaporé Pecuária S/A, procurando uma metodologia de estimação do peso ao nascer sem que o animal tenha que passar pela balança.

    Trata-se da medição do perímetro torácico, que a partir de trabalho de resultados de pesquisa, confirmou a eficácia deste método de predição, que apresenta margem de erro de 10%, considerada aceitável pelos pesquisadores.

    A partir destes resultados, a Marca OB confeccionou uma fita métrica que estima o peso ao nascer diretamente ao se tomar a medida do perímetro torácico.

    Dicas para utilização da fita:

  • a medição do perímetro torácico deve ser feita, de preferência, no dia do nascimento do bezerro, juntamente com a cura do umbigo. Trata-se de um procedimento rápido, que não agride o animal, deixando-o tranquilo no pasto e não atrapalha a rotina da fazenda,

  • a fita deve ser colocada corretamente na cernelha do bezerro, passando próximo às axilas e a extremidade posterior do cupim, tomando-se o cuidado de posicionar a fita de acordo com o sexo do animal (azul para machos e vermelho para fêmeas).




    Consulte-nos: vendas@marcaob.com.br