Claudio de Ulhoa Magnabosco
Embrapa Cerrados
Junho/2018
A 2ª Prova de Eficiência Alimentar foi realizada no Centro de Desempenho Animal do Núcleo Regional da Embrapa Cerrados em Goiás (Embrapa Arroz e Feijão) em Goiânia/GO, com duração de 70 dias, mais um período de adaptação ao manejo e alimentação de 28 dias, totalizando 98 dias.
Os animais foram divididos em 2 lotes em função da contemporaneidade dos grupos (Grupo1 e Grupo2). Durante a prova, foi medido o consumo alimentar, a evolução do ganho de peso dos animais, a espessura de gordura e AOL inicial e final e, consequentemente, o CAR – Consumo Alimentar Residual, devidamente ajustado.
É importante destacar que a dieta fornecida foi calculada para ganhos de 1,2 kg/d de acordo com as exigências nutricionais para bovinos Nelore inteiros (Valadares Filho et al., 2016). Entretanto, devido ao potencial genético do animal (DEPs diretas para P450 e PE450), pudemos observar que o ganho médio foi superior, com alguns animais destacando com valores ainda maiores.
Vale lembrar, que a eficiência alimentar é a capacidade do animal em transformar o alimento ingerido em peso vivo e o Consumo Alimentar (CAR) é a medida de eficiência alimentar de cada animal, corrigida para o peso metabólico, taxa de ganho e de acabamento. Animais superiores para CAR (CAR-, mais eficientes) podem produzir mais com a mesma quantidade de alimento ou, a mesma quantidade de animais eficientes necessitarem menos quantidade de alimento para obter a mesma produção de animais inferiores (CAR+).
Qualquer informação técnico a respeito, por favor,entrar em contato com:
Eduardo Eifert - (62) 3533.2205 / 98181.4841
Responsável técnico pela Avaliação
Claudio Magnabosco - (62) 3533.2205
Coordenador Geral
Núcleo Regional da Embrapa Cerrados em Goiás
Marcos Fernando Costa - (62) 3533.2170
Responsável técnico - TDTJ/GO
Consulte-nos: vendas@marcaob.com.br